Actividades para todos os gostos nas férias da Páscoa

17-04-2011 09:08

 

 

 

Páscoa é sinónimo de celebração religiosa, mas para os mais pequenos vai muito para além da visita pascal e até das amêndoas e do folar. Para quem estuda, Páscoa é também sinónimo de férias. E para os pais que não podem ficar em casa durante esse período, pode ser mais uma dor de cabeça: onde deixar os educandos e de que forma os ocupar?

Nesta era das novas tecnologias, a Internet há muito que se assumiu como uma fonte privilegiada de informação, mas muitas vezes demasiado dispersa. Não é o caso do portal Ateliers de Férias – ateliersdeferias.blogspot.com – que se apresenta como “a maior fonte de informação na Internet” neste domínio, já que compila informação de actividades de ocupação de tempos livres por todo o país. Basta seleccionar o distrito e escolher. PRIMEIRA MÃO foi espreitar o que oferecem as instituições do distrito do Porto para esta Páscoa 2011.

As férias não têm que ser, obrigatoriamente, períodos de descanso. Muito menos de sedentarismo. É por isso que a Câmara Municipal da Maia volta a promover as Férias Desportivas Municipais. Neste primeiro período – de Páscoa – estão a decorrer até 21 de Abril actividades de modalidades como o futebol, ténis ou andebol, assim como surf, mini golfe, ateliers, street surfing, natação, hóquei em campo, escalada e ainda desportos radicais e de combate.

O exercício, em especial a ginástica, é apenas uma das propostas da Socialis – Associação de Solidariedade Social, também na Maia. O programa de actividades de férias de Páscoa 2011 prolonga-se até 21 de Abril, com iniciativas dentro e fora de portas. Em espaços fechados, há oficinas criativas, actividade lúdico-pedagógicas e de inglês, karaoke e até um atelier de culinária. Para o exterior estão programados jogos variados, sem esquecer as visitas de estudo, aliando o passeio ao conhecimento.

Actividade, diversão e emoções são também propostas do CLIP – Colégio Luso-Internacional do Porto para o campo de férias a decorrer entre os dias 18 e 29 de Abril, para crianças e jovens entre os 4 e os 14 anos. Ainda no Porto, o Académico Futebol Clube propõe a prática de desporto, em modalidades tão variadas como futebol, basquetebol, andebol, voleibol, badminton, ginástica, fitball e até um peddy paper. A partir de segunda-feira, na segunda semana da iniciativa, haverá ainda jogos tradicionais e lúdicos, oficinas de caça ao tesouro e circuitos de habilidades.

Na terra e no mar

A partir de amanhã, a organização Toda-a-Prova, sita na Rua João Martins Branco, propõe também desporto – futebol, ténis, basquetebol, surf e bodyboard e ainda rugby – a par dos workshops de dança jazz, de mini-culinária e de actor / actriz por um dia. Para crianças com idades entre os quatro e os 14 anos, as actividades decorrem entre as 8h30 e as 17h30.

Para quem gosta do mar, decorre até ao dia 21 um Surf Camp, organizado pela Onda Pura Escola de Surf para crianças dos oito aos 14 anos, com um campeonato entre os participantes. A praia de Matosinhos é o palco da formação, sempre entre as 9h00 e as 17h30. Classificando o surf como “experiência única”, o campo de férias da Páscoa permite aperfeiçoar técnicas e conhecimento sobre o mar. Mas não só. Com um carácter pedagógico e lúdico, e também fora de portas, os jovens poderão andar de skate, patins em linha, bicicleta ou kayaks e ainda desfrutarem dos jogos de praia ou da cama elástica.

Criatividade e conhecimento

Se o objectivo é “passar umas férias da Páscoa inesquecíveis”, o Parque Biológico de Gaia, em Avintes, propõe o programa das Oficinas de Primavera. Reúne experiências de ar livre, contacto com a natureza e com os animais. Já esta sexta-feira, o parque propõe a realização de papagaios de papel, com “Voar com o vento”. Para a segunda semana das oficinas, a começar na segunda-feira, há “Perfumes da Natureza”, “Actividades na Quinta”, “Páscoa Doce” e “Festa das Cores” .

Contacto com a natureza, mas também com a arte, é o convite da Fundação de Serralves para o museu e parque. Sempre com experiências de trabalho de grupo, que prometem ficar marcadas pela criatividade e que “pretendem potenciar aprendizagens e desenvolver a criatividade e a capacidade de expressão”.

Como já vem sendo hábito, há mais um Campo de Férias da Lipor, no Parque Aventura, em Baguim do Monte. Nesta segunda semana podem participar crianças a partir dos seis anos e jovens até aos 16, podendo “ocupar de uma forma pedagógico-educativa, e ao mesmo tempo lúdica os tempos livres dos jovens, incutindo neles valores ambientais e sociais”.

Se o espírito é de curiosidade, porque não uma passagem pela Casa Andresen, no Jardim Botânico do Porto, onde está patente a exposição “A Evolução de Darwin”? E assim aproveitar as férias de Páscoa para “explorar o código da vida e desvendar a razão das diferenças e semelhanças entre seres vivos”.

Marta Costa

—————

Voltar


Contacto

Cantinho da Maia


A saia da Carolina - Letra

A saia da Carolina
Tem um lagarto pintado
Sim Carolina ó - i - ó - ai
Sim Carolina ó - ai meu bem

Tem cuidado ó Carolina
Que o lagarto dá ao rabo
Sim Carolina ó - i - ó - ai
Sim Carolina ó - ai meu bem

A saia da Carolina
Não tem prega, nem botão
Tem cautela, ó Carolina
Não te caia a saia no chão

A saia da Carolina
Uma barra encarnada
Tem cuidado ó Carolina,
Não fique a saia rasgada

A saia da Carolina
É da mais fina combraia
Tem cautela ó Carolina
Que o lagarto leva-te a saia

A saia da Carolina
Foi lavada com sabão
Tem cuidado, ó Carolina
Não lhes deixes por a mão

A saia da Carolina
É curta e das modernas
Tem cuidado ó Carolina,
Que ela não te tape as pernas.

 

 Abelha Maia - Letra

 Lá num país cheio de cor. Nasceu um dia uma abelha,
Bem conhecida p’la amizade
Pela alegria e p’la bondade.
Todos lhe chamam a pequena abelha Maia,
Fresca, bela, doce abelha Maia.
Maia voa sem parar
No seu mundo sem maldade.
Não há tristeza para a nossa abelha Maia,
Tão feliz e doce, abelha Maia
Maia, eu quero-te aqui
Maia (Maia), Maia (Maia), Maia vem fala-nos de ti.
Numa manhã ao passear
Vi uma abelha numa flor,
E ao sentir que me olhou
Com os seus olhitos de cor.
E esta abelha era a nossa amiga Maia
Fresca, bela, doce abelha Maia
Maia voa sem parar
No seu mundo sem maldade
Não há tristeza para a nossa abelha Maia
Tão feliz e doce, abelha Maia
Maia, eu quero-te aqui
Maia (Maia), Maia (Maia), Maia vem fala-nos de ti
Maia, eu quero-te aqui
Maia (Maia), Maia (Maia), Maia vem fala-nos de ti.

Abelha Maia - Genérico.mp3 (1,7 MB)