XVIII Taça Internacional Maia Jovem arranca este sábado

07-04-2011 20:21

 

 

  A partir de sábado e até 17 de Abril, decorre a XVIII Taça Internacional Maia Jovem 2011, prometendo atrair um número elevado de admiradores da modalidade.
A prova é organizada pela Câmara Municipal da Maia e terá como palco o Complexo de Ténis da Maia. Vai reunir cerca de 300 jovens tenistas com idades até aos 14 anos, e que estarão a representar 30 países, incluindo Portugal.

  Pelos courts de ténis do complexo municipal da Maia vão passar alguns dos tenistas mais bem posicionados, a nível mundial, na classe de sub 14, naquele que é já considerado o melhor torneio do Mundo. “O seu quadro dá logo uma ideia, através do ranking dos jogadores, do interesse que desperta na comunidade tenista internacional. Tinha um torneio que era o seu rival, que entretanto foi cancelado, e isso faz com que este torneio, este ano particularmente, suba ainda mais a sua importância, consagrando-se como um dos melhores do mundo”, sublinhou Vitor Cabral, director do departamento de formação da Federação Portuguesa de Ténis, que apoia a iniciativa.

  A prova conta para o Circuito Juvenil da Associação Europeia de Ténis (Tennis Europe). E destaca-se pela contribuição na formação de jovens tenistas de grande qualidade. Por aqui já passaram nomes como Juan Carlos Ferrero e a dupla portuguesa Gastão Elias e Manuel Trueva. Por isso, estão garantidas exibições de grande qualidade. “Muitos dos melhores jogadores profissionais do ranking internacional, passaram pelo Complexo de Ténis da Maia e participaram neste torneio. É incrível ver atletas tão novinhos que exibem já um ténis de altíssima qualidade. Isso tem acontecido todos os anos e é sempre surpreendente para quem vem”, sublinhou Vitor Cabral.

Tenistas em destaque

  Na edição deste ano, na classe de sub-14 do quadro masculino, destacam-se Andrey Rublev (Rússia), actual nº1 da Tennis Europe; Alexander Zverev da Alemanha, nº 3; Dominik Stary da República Checa, nº 5; Roman Safiullin da Rússia, nº 8; e Sergiu Bucur da Roménia, actual nº 9. No quadro feminino, Iryna Shymanovich da Bielorússia, actual nº 7 e Valentini Grammatikopoulou, nº 10 do ranking europeu, são cabeças de cartaz.
A representação portuguesa é formada por 14 rapazes e 15 raparigas, dos quais se realça os melhores portugueses cotados internacionalmente, António Sabugueiro a Matilde Fernandes, bem como o nº1 nacional e maiato, Nuno Borges, que estará em representação da Escola de Ténis da Maia, que tem mais de 400 jovens a praticar a modalidade. “Saem daqui vedetas. Temos este ano atletas de alto gabarito, que vão também ajudar a trazer ainda mais jovens para a nossa escola de ténis. Queremos construir mais courts de ténis e queremos cobrir mais dois”, adiantou Bragança Fernandes, presidente da Câmara da Maia, e praticante da modalidade. Garante que é, ao contrário do que se possa pensar, um desporto acessível. “Basta umas sapatilhas e uma raquete”.

Nuno Borges, nº 1 nacional

  Admirador de Roger Federer, actual detentor do terceiro lugar do ranking ATP, Nuno Borges espera fazer uma boa exibição nesta prova. “Espero jogar bem. Estou um pouco nervoso, porque vou jogar com adversários mais fortes. Já tentei noutros anos, mas este é aquele em que é suposto dar o meu melhor, por isso, estou mais nervoso”, referiu Nuno Borges. No entanto, diz estar bem preparado, graças aos treinos quase diários.
O treinador, João Maio está confiante no seu tenista. “É um rapaz que tem evoluído muito. Não tem muita experiência internacional. Não estamos à espera que ele ganhe o torneio, nem é esse o patamar dele. Estamos à espera que ele jogue o seu melhor e que nos represente bem”, sublinhou o treinador, que espera ver o seu atleta bafejado pela sorte no quadro de adversários. Nuno Borges tem 14 anos de idade, e pratica ténis desde os seis anos.

Fernanda Alves

—————

Voltar


Contacto

Cantinho da Maia


A saia da Carolina - Letra

A saia da Carolina
Tem um lagarto pintado
Sim Carolina ó - i - ó - ai
Sim Carolina ó - ai meu bem

Tem cuidado ó Carolina
Que o lagarto dá ao rabo
Sim Carolina ó - i - ó - ai
Sim Carolina ó - ai meu bem

A saia da Carolina
Não tem prega, nem botão
Tem cautela, ó Carolina
Não te caia a saia no chão

A saia da Carolina
Uma barra encarnada
Tem cuidado ó Carolina,
Não fique a saia rasgada

A saia da Carolina
É da mais fina combraia
Tem cautela ó Carolina
Que o lagarto leva-te a saia

A saia da Carolina
Foi lavada com sabão
Tem cuidado, ó Carolina
Não lhes deixes por a mão

A saia da Carolina
É curta e das modernas
Tem cuidado ó Carolina,
Que ela não te tape as pernas.

 

 Abelha Maia - Letra

 Lá num país cheio de cor. Nasceu um dia uma abelha,
Bem conhecida p’la amizade
Pela alegria e p’la bondade.
Todos lhe chamam a pequena abelha Maia,
Fresca, bela, doce abelha Maia.
Maia voa sem parar
No seu mundo sem maldade.
Não há tristeza para a nossa abelha Maia,
Tão feliz e doce, abelha Maia
Maia, eu quero-te aqui
Maia (Maia), Maia (Maia), Maia vem fala-nos de ti.
Numa manhã ao passear
Vi uma abelha numa flor,
E ao sentir que me olhou
Com os seus olhitos de cor.
E esta abelha era a nossa amiga Maia
Fresca, bela, doce abelha Maia
Maia voa sem parar
No seu mundo sem maldade
Não há tristeza para a nossa abelha Maia
Tão feliz e doce, abelha Maia
Maia, eu quero-te aqui
Maia (Maia), Maia (Maia), Maia vem fala-nos de ti
Maia, eu quero-te aqui
Maia (Maia), Maia (Maia), Maia vem fala-nos de ti.

Abelha Maia - Genérico.mp3 (1,7 MB)